Este é o blog do Centro de Ensino Fundamental 24, trazendo informações relevantes sobre as atividades do CEF24, Secretária de Educação do Distrito Federal e assuntos ligados a educação. Sejam todos Bem-vindos!.
RSS

terça-feira, 27 de outubro de 2009

PROGRAMAÇÃO PARA O II SEMINÁRIO “EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ALEXÂNIA”

Compartilhe no Facebook

A Universidade Aberta do Brasil (UAB) é um programa de grande vulto, criado pelo Ministério da Educação, em 2005, que tem como base a oferta de cursos e programas de formação superior, executados na modalidade a distância por instituições da rede pública de ensino superior, com o apoio de Pólos presenciais mantidos pelos municípios ou governos estaduais.
Na graduação, a UAB/Universidade de Brasília (UnB) oferece os cursos de licenciatura em Artes Visuais, Biologia, Educação Física, Geografia, Letras/Português, Música, Pedagogia e Teatro.
Ao participar do Programa UAB, a UnB busca, mais uma vez, cumprir seu compromisso institucional, contribuindo para a construção de um ensino superior brasileiro que atenda as necessidades de todos, sem perder de vista a missão da universidade de integração entre investigação, produção e difusão de conhecimento. Por esta razão, estamos realizando o II SEMINÁRIO “EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ALEXÂNIA” como parte das atividades de extensão do curso de Pedagogia.
Data: 31/10/2009
Local: Auditório da Prefeitura, Av. 15 de novembro, Área Especial n. 6 Centro
Abertura: Prefeita de Alexânia: Maria Aparecida Gomes Lima Coordenadora do seminário: Profa Rosângela Azevedo Corrêa
Painel 1:8:00 às 12:00Moderador: Ceone Moreira de SouzaCoordenador do pólo da UAB/UnB em Alexânia:
- “História da fundação de Alexânia e suas mudanças”Alex Abdallah
- A situação ambiental no município de Alexânia”Fabio Ferreira da Cruz Bragança – secretario de Meio Ambiente do município de Alexânia
- “Erosão: a solução está na educação e a responsabilidade é de todos”José Camapum de CarvalhoCoordenador do Programa de Pós-Graduação em Geotecnia na Universidade de Brasília

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Secretário de Educação do DF Valente fala aos professores pelo seu dia

Compartilhe no Facebook

15/10/2009
Secretaria de Educação do Distrito Federal
Assessoria de Comunicação - ASCOM
Secretário de Educação agradece esforço em buscar o melhor ensino e afirma que o compromisso da categoria abre as portas para o futuro dos estudantes do Distrito Federal
Nesta data, não apenas parabenizo os servidores da carreira magistério por mais um Dia dos Professores que comemoramos juntos. Passados três anos, congratulo-me com os nossos professores pelo compromisso demonstrado no SIADE recém realizado, que revela a compreensão de que o aprendizado é, cada vez mais, o diferencial que abre as portas do futuro para nossos estudantes.
Percebi esse compromisso testemunhando os esforços realizados entre a avaliação do ano passado e a deste ano. Em menos de um ano, as fragilidades de aprendizado apresentadas por nossos alunos no primeiro exame foram enfrentadas com empenho para o deste ano.
Tenho convicção de que a boa notícia virá em fevereiro do ano que vem, quando a comparação dos resultados demonstrará que melhoramos e já podemos pensar, realisticamente, em chegar ao topo das avaliações nacionais.
Isso se deve ao compromisso de nossos professores, demonstrado, também, no diálogo franco que temos mantido nestes três anos e que já nos levou a tantas conquistas.
A forma dedicada com a qual foi tratada a reestruturação da Carreira do Magistério Público do Distrito Federal, possibilitando que juntos sentássemos à mesa de negociação e conseguíssemos garantir melhorias concretas para a carreira, enfatizando a progressão por mérito, incentivando a permanência em regência de classe, além de assegurar gratificações por desempenho de atividades específicas, garantimos, por meio de normatização, a segurança jurídica para continuidade do processo de diminuição da diferença salarial entre a carreira magistério e as demais de nível superior do GDF.
Juntos, temos desenvolvido na Secretaria de Educação uma gestão de resultados e políticas de incentivo, com ações que colocam a formação continuada do professor como prioridade, visando a qualidade do ensino de nossos estudantes.
Também na busca de incentivar e ampliar as possibilidades de dedicação do professor foi realizado o Programa Professor Informatizado, que viabilizou aquisição de notebooks a mais de 25 mil servidores da carreira magistério da rede pública do Distrito Federal.
Se o sucesso escolar tem uma fórmula, ela se traduz em dedicação, incentivo, superação e valorização. E sua síntese tem um nome: professor.
Muito obrigado pelo seu esforço
José Luiz da Silva Valente.
SEE-DF

Ceilândia realiza VI Mostra de Teatro, Dança e Música Estudantil

Compartilhe no Facebook

15/10/2009
Secretaria de Educação do Distrito Federal
Assessoria de Comunicação - ASCOM

De 20 a 22/10, o Centro de Ensino Médio 02 de Ceilândia será palco das Artes Cênicas, Coreográficas e Musicais como forma de revelação dos novos talentos da expressão infanto-juvenil.
Considerado como elemento integrador para as experiências artísticas das escolas de Ceilândia, a VI Mostra de Teatro, Dança e Música Estudantil da DREC visa também proporcionar aos alunos a participação em eventos culturais e folclóricos, além de valorizar a Cultura Brasileira.
Nesta edição a mostra traz montagens profissionais na área de Teatro, Dança e Música, intercalando com apresentações dos alunos da rede pública, bem como oficina de música nas escolas e exposição de Artes Plásticas, com o intuito de propagar a arte e cultura.
Segundo as coordenadoras, Ana Rosa e Sueny Schetino, a mostra surgiu no ano de 2004 e sua importância se destaca, não pelos aspectos culturais, “mas, pela possibilidade do exercício e desenvolvimento da integração social necessária à formação global de nossos alunos, assim como pelo enorme potencial motivador que a cultura traz consigo e que, se bem direcionada, produz e atua como complemento fundamental ao processo educativo”, dizem.
Serviço:
VI Mostra de Teatro, Dança e Música Estudantil da DREC
Local: CEM 02 – QNM 14 Área Especial - Ceilândia Norte
Data: 20 a 22/10/2009Horário: das 9h às 11h e das 14h às 17h
Informações: (61) 3901 5935

sábado, 10 de outubro de 2009

Em 2010, novo indicador educacional medirá qualidade do ensino oferecido pela rede

Compartilhe no Facebook

08/10/2009
Ascom - Málcia Afonso

Secretaria de Educação do Distrito FederalAssessoria de Comunicação - ASCOM




Valente afirma que o IDDF mostrará que a boa escola é aquela na qual os alunos apreendem o que é exigido para a sua série num período de tempo ideal: o ano letivo

Na quarta, primeiro dia de exames do SIADE 2009, o secretário de Educação visitou o CEF Polivalente, na 913 sul, onde 480 estudantes de 6ª e 8ª séries estão realizando os exames
Nesta quinta-feira, 8/10, último dia de provas do SIADE 2009 – Sistema de Avaliação de Desempenho das Instituições Educacionais do Distrito Federal, o secretário de Educação, José Luiz Valente, anunciou que a partir de 2010 a qualidade do ensino oferecido pelas escolas públicas será medida por um novo indicador educacional: o IDDF – Índice de Desenvolvimento da Educação do DF.

O IDDF combina os resultados do SIADE com a taxa de movimentação (que mede os índices de repetência e abandono). A combinação mostrará que as escolas que oferecem ensino de qualidade são aquelas onde os alunos aprendem sem precisar repetir (resultado aferido pelo SIADE), mas não passam com deficiências de aprendizado (o que será conferido pelos índices de repetência e abandono).

O IDDF permitirá que a escola conheça sua realidade em relação a todas as outras da rede. Mas permitirá, mais ainda, que ela conheça a sua própria realidade, a partir da qual a Secretaria de Educação traçará metas individuais a serem alcançadas.

“Não seria justo, eficiente ou estimulante exigir metas iguais para escolas com realidades diferentes”, esclarece Valente, explicando:
“Exigir a redução de 10% da distorção idade-série pode ser muito para uma escola e pouco para outra. Se uma instituição possuir muitos alunos em distorção idade-série, precisa reforçar as ações nessa área, por isso 10% pode ser pouco”.

A cada ano, o estabelecimento terá seus resultados comparados aos seus próprios resultados no período letivo anterior. Por isso, a grande inovação do novo modelo de política educacional do Distrito Federal está justamente na definição de metas individuais para cada instituição educacional, a serem alcançadas em curto prazo.

O IDDF será público, divulgado todos os anos no site da Secretaria de Educação. “A medida tornará ainda mais transparente o nosso trabalho”, afirma Valente.

Desde 28 de setembro, o novo indicador vem sendo apresentado aos diretores regionais de ensino, diretores de escolas e supervisores pedagógicos, em reuniões nas DREs. Os encontros vão até o próximo dia 22 e têm por objetivo ouvir as sugestões dos docentes para aperfeiçoamento da Lei de Gestão Compartilhada.

Em março, sai resultado do SIADE 2009, já comparado ao de 2008
Os resultados, bem como o índice de presença, serão divulgados entre fevereiro e março de 2010, já comparados com os do SIADE 2008, o que permitirá uma avaliação sobre a evolução da qualidade do ensino nas escolas da rede pública do DF.
Neste ano, é obrigatória a participação de no mínimo 60% dos estudantes da escola, sob pena dos professores das instituições onde o comparecimento foi baixo perderem o direito ao Pró-Mérito, bônus a ser pago a partir de 2010 aos docentes das escolas que melhoraram a qualidade do ensino oferecido.

Participam desta edição do SIADE 170.516 estudantes de 554 escolas públicas 5.019 de 28 instituições particulares com recredenciamento previsto para o ano que vem.
Entre os dias 9 e 16 de outubro as provas, as folhas de resposta e os questionários preenchidos pelas famílias e estudantes serão recolhidos por uma transportadora, para correção na Fundação Cesgranrio.

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

SIADE 2009: 176 mil estudantes fazem as provas quarta e quinta-feira, 7 e 8/10

Compartilhe no Facebook

Málcia Afonso
Ascom- Secretaria de Educação do Distrito FederalAssessoria de Comunicação - ASCOM
6 de outubro, 2009


No Ensino Fundamental, serão avaliados alunos da 2ª, 4ª, 6ª e 8ª séries (duração de oito anos), 3º, 5º, 7º e 9º anos (duração de nove anos) e séries finais das classes de Aceleração de Aprendizagem. No Médio, fazem as provas alunos da 3ª série. Na EJA serão avaliados os concluintes dos três segmentos.


Os estudantes da rede pública deverão comparecer às escolas em seus horários habituais de aula, pela manhã, à tarde e à noite. As provas, no entanto, serão aplicadas nos seguintes horários, em toda a rede pública:


Manhã: das 8h30 às 11h30,

Tarde: das 13h30 às 16h,

Noite: das 19h às 22h.


Na rede particular, serão avaliadas somente as séries regulares do Ensino Fundamental de oito e nove anos e o Ensino Médio. A aplicação das provas seguirá os horários normais de funcionamento de cada instituição educacional.


O material necessário é apenas borracha e lápis comum para a 2ª série/3º ano do Ensino Fundamental e caneta preta para as demais séries.


No mais, só é preciso manter a tranqüilidade. O SIADE – Sistema de Avaliação do Desempenho das Instituições Educacionais do Sistema de Ensino do Distrito Federal é uma forma de saber em que a escola está se saindo bem e em que ela precisa melhorar.


“Esse diagnóstico viabiliza a adoção de medidas para melhorar a qualidade da educação no Distrito Federal”, destaca o secretário de Educação, José Luiz Valente. “Desde a sala de aula individualmente até as cidades e o DF como um todo terão seus resultados tabulados, ou seja, os problemas podem ser atacados caso a caso e/ou como um todo, conforme a necessidade”, esclarece.


Para os estudantes, especificamente, o secretário tem um recado. “Participem e dêem seu melhor. Nenhuma prova contém as tais pegadinhas, tão temidas em disputas que têm por objetivo promover ou eliminar candidatos, como exames de fim de ano e vestibulares. No SIADE, queremos saber se as habilidades desenvolvidas pelas escolas alcançaram o objetivo de preparar cada estudante.”


Quem precisar sair de sala para ir ao banheiro ou beber água poderá fazê-lo sem nenhum problema. Não há perigo e nem sentido para cola, já que a ideia não é aprovar ou reprovar o estudante e sim avaliar o desempenho da escola por meio dos resultados apresentados.


Com isso, professores e diretores terão melhores condições para identificar quais componentes curriculares precisam ter suas metodologias revistas e elaborar os planejamentos pedagógicos. Para as famílias, e para os próprios estudantes, o SIADE é um termômetro para que saibam a que qualidade de ensino estão tendo acesso. Para o governo, o SIADE é fundamental para a definição de políticas públicas da Educação.


As provas são iguais para as redes pública e privada e seguem a mesma metodologia de elaboração. O número de questões em cada uma varia de 10 a 13, de acordo com a série do estudante. A complexidade também é balanceada. Todas as provas contêm 40% de questões fáceis, 40% de dificuldade média e 20% de difíceis.


Outro aspecto importante é que são aplicadas provas diferentes para cada estudante, envolvendo os mesmos conhecimentos. A ordem entre as questões fáceis, médias e difíceis também varia em cada uma. “Deixar as perguntas mais difíceis para o fim em todas as provas poderia refletir negativamente e de maneira distorcida na avaliação, já que a tendência é que o estudante esteja mais cansado nos momentos finais e isso poderia induzi-lo a erro”, explica a coordenadora de Avaliação, Gláucia Guerra Araújo.


Uma novidade este ano é quanto aos componentes curriculares que serão avaliados. Para as 4ª, 6ª e 8ª séries do Ensino Fundamental, séries finais das classes de aceleração de aprendizagem e concluintes do 1º e 2º segmentos da Educação de Jovens e Adultos, além de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências e Redação, serão aplicadas provas de História e Geografia. Já para o Ensino Médio e 3º segmento da EJA também haverá provas de Filosofia e Sociologia.


Neste ano, além das famílias de estudantes da rede pública, também os pais e responsáveis por estudantes de escolas privadas foram convocadas a participar do SIADE por meio do preenchimento de questionários, que começaram a ser distribuídos em 1º de outubro.


Neles, há desde perguntas sobre as condições sócio-econômicas e a estrutura em casa para a realização dos deveres, até questões sobre as expectativas que os pais e os próprios estudantes mantêm em relação à escola, incluindo aspectos como segurança e interação com a comunidade escolar.


Desta segunda edição do SIADE participam 170.516 estudantes de 554 escolas públicas. Na rede privada, farão as provas 5.019 estudantes que frequentam as 28, das 34 instituições que estão participando este ano, que oferecem as séries e etapas avaliadas. Seis oferecem só Educação Infantil e serão avaliadas por meio de questionários dirigidos aos pais, alunos e gestores. Estão sendo avaliadas, entre os 476 colégios particulares do DF, os com recredenciamento previsto para 2010.


O credenciamento das escolas privadas é válido por cinco anos. A participação nas avaliações do SIADE é compulsória para as instituições particulares no ano anterior ao seu processo de recredenciamento. As demais podem participar em caráter voluntário. Para que continuem funcionando, as instituições educacionais credenciadas pelo poder público e mantidas pela iniciativa privada precisam demonstrar melhoria no ensino por meio do aprimoramento administrativo e didático-pedagógico, qualificação de recursos humanos, modernização de instalações e de equipamentos.


A avaliação de rendimento dos estudantes é um dos três componentes do SIADE. O sistema também engloba as avaliações da gestão compartilhada e da gestão regimental das instituições educacionais. Com isso, permite um mapa amplo e completo de todos os aspectos envolvidos na educação.


Veja também

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

O CEF24 em Combate ao fenômeno sem rosto

Compartilhe no Facebook


Como proposta de atividade dos professores de PD1, aos alunos no 9º ano, nasce o Projeto Arroba ponto Bullying.
Acompanhe o desenvolvimento dessa inciativa.