Este é o blog do Centro de Ensino Fundamental 24, trazendo informações relevantes sobre as atividades do CEF24, Secretária de Educação do Distrito Federal e assuntos ligados a educação. Sejam todos Bem-vindos!.
RSS

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Computadores de escolas públicas estão fora do ar

Compartilhe no Facebook

No dia 10 de maio, a Secretaria de Educação disse que em três dias o problema estaria resolvido. No dia 21, apenas um computador funcionava para atender mais de 2,5 mil alunos em Planltina.

Durante mais de um mês, Auta tentou pegar uma declaração na escola onde a neta estuda. A menina precisava do documento para conseguir o passe estudantil. O problema é que o sistema de informática, que atende todas as escolas públicas, saiu do ar no dia 19 de abril.

Depois de muito insistir, ela conseguiu a declaração improvisada. “Sempre vinha cobrar. Acho que o povo já não aguentava mais de tanto que eu cobrava. Mas depois deu certo”, conta a agente de limpeza Auta Rodrigues Sampaio.

O sistema de informática saiu do ar porque o contrato não foi renovado. A Prodata, que prestava o serviço, estaria envolvida no suposto esquema de corrupção do GDF. O governo contratou outra empresa, a ID 2, no dia 23 de abril. Mas, até agora, o sistema está sem funcionar em várias escolas. Pelo menos 25% delas ainda não conseguem emitir documentos como boletins e históricos escolares, regularmente.

Em Planaltina, o Centro de Ensino Fundamental 4 tem 2,5 mil alunos e é uma das escolas que sofrem com a demora da regularização do serviço. Os boletins deveriam ter sido entregues no início deste mês. Até hoje, nada. As pilhas de documentos se acumulam. Na quinta-feira (20) o programa foi instalado em um dos computadores, mas os outros dois continuam sem o sistema.

“Dentro das possibilidades, a gente está atendendo todos os pais que chegam e sempre temos uma resposta. Mas realmente está muito complicado”, diz a diretora da escola Elizabete Lustosa.

“A gente nunca tem uma reposta clara de quando retorna, do que vai ser feito, se vai mudar o programa ou se vai continuar o mesmo. A gente não tem resposta de nada e, infelizmente, ficamos à mercê desta situação”, reclama o secretário escolar Alain Souza Cruz.

As empresas Prodata e ID 2 não responderam as ligações do Bom Dia DF. Em nota, a Secretaria de Educação informou que o trabalho de instalação dos programas nos computadores é progressivo e espera que, em breve, o sistema volte ao normal em todas as escolas.


Luísa Doyle / Luiz Quilião

Bom Dia DF

24/05/2010

Nenhum comentário: