Durante mais de um mês, Auta tentou pegar uma declaração na escola onde a neta estuda. A menina precisava do documento para conseguir o passe estudantil. O problema é que o sistema de informática, que atende todas as escolas públicas, saiu do ar no dia 19 de abril.
Depois de muito insistir, ela conseguiu a declaração improvisada. “Sempre vinha cobrar. Acho que o povo já não aguentava mais de tanto que eu cobrava. Mas depois deu certo”, conta a agente de limpeza Auta Rodrigues Sampaio.
O sistema de informática saiu do ar porque o contrato não foi renovado. A Prodata, que prestava o serviço, estaria envolvida no suposto esquema de corrupção do GDF. O governo contratou outra empresa, a ID 2, no dia 23 de abril. Mas, até agora, o sistema está sem funcionar em várias escolas. Pelo menos 25% delas ainda não conseguem emitir documentos como boletins e históricos escolares, regularmente.
Em Planaltina, o Centro de Ensino Fundamental 4 tem 2,5 mil alunos e é uma das escolas que sofrem com a demora da regularização do serviço. Os boletins deveriam ter sido entregues no início deste mês. Até hoje, nada. As pilhas de documentos se acumulam. Na quinta-feira (20) o programa foi instalado em um dos computadores, mas os outros dois continuam sem o sistema.
“Dentro das possibilidades, a gente está atendendo todos os pais que chegam e sempre temos uma resposta. Mas realmente está muito complicado”, diz a diretora da escola Elizabete Lustosa.
“A gente nunca tem uma reposta clara de quando retorna, do que vai ser feito, se vai mudar o programa ou se vai continuar o mesmo. A gente não tem resposta de nada e, infelizmente, ficamos à mercê desta situação”, reclama o secretário escolar Alain Souza Cruz.
As empresas Prodata e ID 2 não responderam as ligações do Bom Dia DF. Em nota, a Secretaria de Educação informou que o trabalho de instalação dos programas nos computadores é progressivo e espera que, em breve, o sistema volte ao normal em todas as escolas.
Luísa Doyle / Luiz Quilião
Bom Dia DF
24/05/2010
Nenhum comentário:
Postar um comentário