Este é o blog do Centro de Ensino Fundamental 24, trazendo informações relevantes sobre as atividades do CEF24, Secretária de Educação do Distrito Federal e assuntos ligados a educação. Sejam todos Bem-vindos!.
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quarta-feira, 26 de maio de 2010

Projeto Arroba ponto Bullying

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As atividades do projeto ocorrem no CEF24, sob a gestão da diretora Sirlei de Lourdes Pereira Gontijo e o vice-diretor Wellington Germano de Queiroz. Que acompanham os trabalhos do grupo de conscientização e esclarecimento infanto-juvenil sobre Bullying e Cyberbullying.

O objetivo do grupo é levar a crianças, adolescentes, jovens e professores refletir sobre o que vem a ser Bullying e Cyberbullying, bem como uso adequado de novas tecnologias e redes sociais (internet, MSN, Orkut, etc), procurar evitar e coibir práticas de Bullying e Cyberbullying. Por meio de medidas esclarecedoras e informativas, dentro do ambiente escolar e fora deste ambiente, como os estabelecimentos de Lan´s Houses

Esse trabalho iniciou-se no ano de 2009 no Centro de Ensino Fundamental 24 de Ceilândia/DF, com estudantes do 9º ano, que sob motivação escolar e os constantes registro de ocorrências sobre Bullying e Cyberbullying, entre alunos e professores, e a constatação na qual os envolvidos não tinham conhecimentos sobre o que era Bullying ou Cyberbullying. Em vista disso foi constituído um pequeno grupo de alunos coordenados e orientado pelo monitor Willam´s (bolsista do Programa Bolsa Universitária do GDF). Os trabalhos foram direcionados ao desenvolvimento de atividades de conscientização que pudesse contribuir para o fim de todos os tipos de agressões, seja ela física, falado ou imagético (internet, figuras) dentro e fora, das dependências do Centro de Ensino Fundamental 24 de Ceilândia. Tendo como proposta a construção de uma cultura de paz.

O Centro de Ensino Fundamental 24 está situado no Setor QNQ 03 Área Especial B da Região Administrativa de Ceilândia ( Região Consolidada pelo Decreto nº 10, de 30 de junho de 1986, pelo governador José Aparecido de Oliveira), situada na periferia de Brasília, de população estimada em 2.455.903. Conforme fonte do IBGE, sobre a Contagem da População 2007 e Estimativas da População enviadas para o TCU em 14/11/2007. Ceilândia apresenta um dos maiores índices de habitantes, casos de violência, desemprego, má distribuição de renda, desigualdade social, e precariedade ao acesso aos serviços públicos do Distrito Federal. Aos trinta e nove (39) anos, ainda são identificados em Ceilândia os principais problemas sociais existentes nas periferias e nos grandes centros urbanos do Brasil.

O Centro de Ensino Fundamental 24 oferece ensino nas séries finais, com alunos com faixa etária de 11 a 16 anos, com uma quantidade de 910 alunos no diurno. No noturno, alunos a partir de 16 anos, formam turmas de EJA para o Ensino Fundamental e Ensino Médio, com uma quantidade de 487 alunos.

A escola defronta se com uma realidade dura, senão trágica, de famílias desestruturadas, violência, exclusão, drogas, baixo poder aquisitivo. Nas proximidades da escola há uma quadra de esporte, um tanto quando depredada, na qual funciona como espaço de lazer e esporte. Há alguns estabelecimentos de Lan´s House´s, na qual são freqüentado por uma grade parte dos adolescente e jovens que não possuem computadores em suas residências. Muito desses estabelecimentos são utilizados por esses adolescentes e jovens para pesquisas escolares, diversão e entretenimento, alguns desses estabelecimentos operam sem qualquer registro ou alvará de funcionamento, em pequenos espaços das residências, e fazem uso de softwares sem qualquer registro legal ou validados.

Esse trabalho justifica-se pelos últimos acontecimentos envolvendo crianças, adolescentes e jovens em atos de Bullying e Cyberbullying, tanto na escola como fora dela, assim noticiado pelos meios de comunicação e noticiários diversos. E não havendo nenhuma medida mais atenuante dentro das Instituições de Ensino da Rede Publica de Ensino do Distrito Federal, muito embora a Promotoria de Justiça de Defesa da Educação tenha expedido recomendações ao uso e a fiscalização as Lan´s Houses, faltam medidas diretas no sentido de orientar e coibir essas ações.

É de fácil percepção a ausência e até mesmo a inexistência de profissionais de psicologia e psicopedagoga nas Instituições de Ensino da Rede Publica do Distrito Federal, que possam trabalhar ou desenvolver qualquer trabalho para esse determinado problema. Deixando as tarefas de assistência e acompanhamento de problemas psicológicos e comportamentais, a docentes remanejados ou alocados nessa função, sem uma formação especifica ou com um treinamento mínimo sobre certas situações.

Como supramencionados os fatos, essa proposta nasceu a fim de conscientizar todos e todas que fazem parte da comunidade escolar do CEF24, com relação aos atos de Bullying e Cyberbullying e também ser uma proposta para minimizar tal problemática, atendendo a multidisciplinaridade e interdisciplinaridade do conteúdo escolar. O trabalho, ocorrido no ano de 2009, constatamos que num universo de 241 alunos pesquisados, sendo 120 meninos e 121 meninas, obtivemos as seguintes quantificações as questões levantadas:

  • => Alunos que já foram vítimas de Bullying e Cyberbullying: meninos 23 - meninas 35
  • => Alunos que não foram vítimas de Bullying e Cyberbullying: meninos 82 - meninas 62
  • => Alunos que não se lembram se foram ou não vítimas: meninos 19 - meninas 22
  • => Alunos que sofreram humilhação: meninos 23 - meninas 32
  • => Alunos que sofreram ameaças: meninos 50 - meninas 32
  • => Alunos que sofreram exposição: meninos 5 - meninas 8
  • => Alunos que sofreram agressões: meninos 10 - meninas 10
  • => Alunos que sofreram chacotas: meninos 17 - meninas 0
  • => Alunos que tiveram a reação de isolar-se após atos de Bullying e Cyberbullying: meninos 5 - meninas 5
  • => Alunos que tiveram a reação de revidar de maneira violenta, após atos de Bullying e Cyberbullying: meninos 20 - meninas 13
  • => Alunos que tiveram a reação de ignorar após atos de Bullying e Cyberbullying: meninos 44 - meninas 50
  • => Alunos que tiveram a reação de tristeza após atos de Bullying e Cyberbullying: meninos 4 - meninas 24
  • => Alunos que comunicaram aos responsáveis da escola após atos de Bullying e Cyberbullying: meninos 27 - meninas 18
  • => Bullying e Cyberbullying aluno que já ouviram falar, mas não sabiam o que era: meninos 24 - meninas 32
  • => Bullying e Cyberbullying sim, alunos que sabiam o que se tratava: meninos 27 - meninas 28
  • => Bullying e Cyberbullying, alunos que nunca tiveram o interesse em saber: meninos 47 - meninas 7
  • => Alunos que já ouviram falar de Bullying, mas não de Cyberbullying: meninos 14 - meninas20
  • => Alunos que já ouviram falar de Cyberbullying, mas não de Bullying: meninos 0 - meninas 0

Com base nos dados levantados, partimos em direção de prover informações a alunos, pais, comunidade e professores sobre o que vem a ser Bullying e Cyberbullying, seus meios de atuação e diagnósticos de ocorrências. Realizamos as seguintes atividades durante o segundo semestre de 2009:

=> Sessão de filmes pertinentes ao tema

=> Espaços de debates e informação sobre o que vem a ser o Bullying e Cyberbullying

=> A confecção e distribuição de folders

Com essas atividades conseguimos atingir algumas das nossas propostas previstas em nossa avaliação. A entrega, a todos os alunos, do material informativo, folders, produzido pelo grupo e tivemos pouquíssimos descartes desse material pelos alunos e professores. Os alunos do 7º, 8º e 9º anos participaram dos espaços de debates e a apresentação de filmes sobre o assunto e o índice de registros das ocorrências, de Bullying e Cyberbullying, na qual obtivemos uma diminuição significativamente desses registros, no ano de 2009, dentro da escola, proporcional ao nível de conscientização de todos os envolvidos. Contamos com a parceria da Promotoria da Educação, Dra. Jaqueline Ferreira Gontijo (PROEDUC), da estudante de Psicologia do IESB, Lígia Silva: Vice Presidente Júnior IESB - Consultoria e Mercado.

Esse ano de 2010, retomaremos as nossas atividades, com uma nova formação do grupo. Isso porque, os alunos que comporam anteriormente o grupo estão cursando o Nível Médio, formaremos um novo grupo com alunos dos 7º, 8º e 9º anos. Noticiaremos as nossas atividades nesse espaço.

Logo abaixo segue algumas fotos do projeto em 2009.


Espaço de debate com os alunos do 6º ano

Apresentação aos alunos sobre o que ver a ser Bullying e Cyberbullying Palestra realizada para os alunos do 9º ano, com base em pesquisas realizadas pelos membros do grupo @.Bullying

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