Este é o blog do Centro de Ensino Fundamental 24, trazendo informações relevantes sobre as atividades do CEF24, Secretária de Educação do Distrito Federal e assuntos ligados a educação. Sejam todos Bem-vindos!.
RSS

sábado, 10 de outubro de 2009

Em 2010, novo indicador educacional medirá qualidade do ensino oferecido pela rede

Compartilhe no Facebook

08/10/2009
Ascom - Málcia Afonso

Secretaria de Educação do Distrito FederalAssessoria de Comunicação - ASCOM




Valente afirma que o IDDF mostrará que a boa escola é aquela na qual os alunos apreendem o que é exigido para a sua série num período de tempo ideal: o ano letivo

Na quarta, primeiro dia de exames do SIADE 2009, o secretário de Educação visitou o CEF Polivalente, na 913 sul, onde 480 estudantes de 6ª e 8ª séries estão realizando os exames
Nesta quinta-feira, 8/10, último dia de provas do SIADE 2009 – Sistema de Avaliação de Desempenho das Instituições Educacionais do Distrito Federal, o secretário de Educação, José Luiz Valente, anunciou que a partir de 2010 a qualidade do ensino oferecido pelas escolas públicas será medida por um novo indicador educacional: o IDDF – Índice de Desenvolvimento da Educação do DF.

O IDDF combina os resultados do SIADE com a taxa de movimentação (que mede os índices de repetência e abandono). A combinação mostrará que as escolas que oferecem ensino de qualidade são aquelas onde os alunos aprendem sem precisar repetir (resultado aferido pelo SIADE), mas não passam com deficiências de aprendizado (o que será conferido pelos índices de repetência e abandono).

O IDDF permitirá que a escola conheça sua realidade em relação a todas as outras da rede. Mas permitirá, mais ainda, que ela conheça a sua própria realidade, a partir da qual a Secretaria de Educação traçará metas individuais a serem alcançadas.

“Não seria justo, eficiente ou estimulante exigir metas iguais para escolas com realidades diferentes”, esclarece Valente, explicando:
“Exigir a redução de 10% da distorção idade-série pode ser muito para uma escola e pouco para outra. Se uma instituição possuir muitos alunos em distorção idade-série, precisa reforçar as ações nessa área, por isso 10% pode ser pouco”.

A cada ano, o estabelecimento terá seus resultados comparados aos seus próprios resultados no período letivo anterior. Por isso, a grande inovação do novo modelo de política educacional do Distrito Federal está justamente na definição de metas individuais para cada instituição educacional, a serem alcançadas em curto prazo.

O IDDF será público, divulgado todos os anos no site da Secretaria de Educação. “A medida tornará ainda mais transparente o nosso trabalho”, afirma Valente.

Desde 28 de setembro, o novo indicador vem sendo apresentado aos diretores regionais de ensino, diretores de escolas e supervisores pedagógicos, em reuniões nas DREs. Os encontros vão até o próximo dia 22 e têm por objetivo ouvir as sugestões dos docentes para aperfeiçoamento da Lei de Gestão Compartilhada.

Em março, sai resultado do SIADE 2009, já comparado ao de 2008
Os resultados, bem como o índice de presença, serão divulgados entre fevereiro e março de 2010, já comparados com os do SIADE 2008, o que permitirá uma avaliação sobre a evolução da qualidade do ensino nas escolas da rede pública do DF.
Neste ano, é obrigatória a participação de no mínimo 60% dos estudantes da escola, sob pena dos professores das instituições onde o comparecimento foi baixo perderem o direito ao Pró-Mérito, bônus a ser pago a partir de 2010 aos docentes das escolas que melhoraram a qualidade do ensino oferecido.

Participam desta edição do SIADE 170.516 estudantes de 554 escolas públicas 5.019 de 28 instituições particulares com recredenciamento previsto para o ano que vem.
Entre os dias 9 e 16 de outubro as provas, as folhas de resposta e os questionários preenchidos pelas famílias e estudantes serão recolhidos por uma transportadora, para correção na Fundação Cesgranrio.

Nenhum comentário: